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Como o endomarketing pode ser uma solução para a gestão do RH de sua empresa


O endomarketing é uma estratégia muito importante para unir o marketing e o setor de RH (Recursos Humanos) de uma empresa, visando ações que são voltadas para o público interno da companhia, ou seja, os colaboradores, de modo a mantê-los mais engajados.


Os colaboradores são vistos pelos profissionais do RH como clientes internos e deixá-los satisfeitos com o ambiente interno e demonstrar valorização profissional é essencial para que os colaboradores se tornem grandes defensores da empresa, reduzindo saídas e custos com contratação, por exemplo.


Por conta disso, algumas pessoas costumam confundir endomarketing com a comunicação interna, tendo em vista que ambos podem trabalhar com aspectos comunicativos, mas os objetivos destas estratégias são diferentes.


Para se ter uma ideia, de forma simplificada, a comunicação interna se preocupa com o lado social e o endomarketing usa estratégias mercadológicas para aumentar o engajamento, podendo recorrer a comunicação, para promover o alinhamento e melhora do clima.


Como definir o endomarketing nas empresas?

No conceito de endomarketing, os colaboradores da companhia são vistos como clientes internos e, para se sentirem bem, precisam ter suas necessidades atendidas, da mesma forma que os clientes externos da organização.


Mas, o que os colaboradores desejam? Isso pode variar bastante conforme a área de atuação e especificidades de cargos e espaço. Mas, de modo geral, consistem em excelentes condições de trabalho, boa remuneração salarial e valorização profissional.


Para conquistar isso, e muito mais, as empresas podem apostar em estratégias de marketing focadas na equipe, como desafios, eventos, promoções, entre outras possibilidades.


Algumas ações de marketing digital também podem ser utilizadas em prol de beneficiar o ambiente interno da empresa.


Consequentemente, o endomarketing tem um papel relevante para o RH das empresas, já que agrega os seguintes benefícios:

  • Reduz os índices de rotatividade da empresa;

  • Melhora a saúde mental das equipes;

  • Ajuda na integração de setores;

  • Traz mais motivação;

  • Aumenta a produtividade;

  • Promove colaboradores mais engajados.


Como montar um plano de endomarketing para as empresas?

É possível melhorar as condições no ambiente de trabalho e reduzir os índices de rotatividade criando um planejamento focado em endomarketing, conforme as necessidades e perfis dos colaboradores, melhorando o clima e os resultados da organização.


Contudo, para que as ações sejam mais efetivas, durante o processo de elaboração do plano é importante considerar alguns fatores:


1. Conheça bem os seus colaboradores


Para que as estratégias de marketing no ambiente interno sejam bem-sucedidas é necessário entender o que os colaboradores desejam e precisam.


Implementar pesquisas de satisfação para saber o que mais incomoda as pessoas é um bom começo.


2. Decida as metas


Objetivos micro e macro são importantes para o plano de endomarketing. Aumentar o engajamento, melhorar a comunicação, entender como funciona o Facebook Ads, identificar os gargalos na produtividade são exemplos que ajudam os profissionais a saberem melhor o que precisa ser feito na empresa, quais campanhas criar e se elas estão sendo efetivas.


Planejar todas as ações e acompanhar a execução são outros pontos importantes no planejamento, proporcionando excelentes ganhos para a empresa.


Ações que o RH pode implementar na empresa

Promover diferentes ações são formas de ter boas vantagens com cada uma delas, conforme as análises feitas na primeira etapa de implementação do endomarketing.


Afinal, entender o perfil dos colaboradores e até as necessidades do próprio negócio é fundamental para identificar e criar campanhas que terão melhores desempenhos. Nos tópicos a seguir listamos as principais ações que podem ser feitas pelo RH ao implementar o endomarketing.


1. Organize eventos e palestras


Os eventos e palestras ajudam a diversificar a rotina das equipes e aumentam as possibilidades de engajamento com a marca empregadora, agregando valor e conhecimento à experiência profissional.


Além disso, práticas de atividades em grupos, happy hour e rodas de conversas são bons exemplos de encontros que também podem ser realizados.


Palestras com profissionais convidados que sejam autoridades nos assuntos propostos para os colaboradores, ou que serão iniciados na empresa, também é uma forma de mostrar que a companhia não se importa apenas aos lucros, mas também com os colaboradores e seu desenvolvimento.


2. Use o meio digital a favor da companhia

Investimentos na criação de materiais como posts para blog, newsletters e ferramentas para troca de feedbacks e conteúdos complementares pode ser uma ação muito positiva.


Essa prática de conteúdos online tem sido adotada pelas empresas, principalmente em tempos de distanciamento social. Com essa estratégia é possível se aproximar mais da equipe.


3. Crie campanhas internas

A empresa pode elaborar materiais para a divulgação de novos produtos e serviços para o público interno.


Deste modo, entender como anunciar no Google Ads e outras ferramentas que podem ser utilizadas nas ações de marketing, assim como ocorre no modelo externo, permite criar conexão dos colaboradores com a empresa e aumentar as oportunidades de transformar os colaboradores em promotores da marca.


A empresa pode proporcionar gratuidade de alguns produtos e serviços para os colaboradores testarem o que a companhia oferece.


4. Treine e desenvolva os colaboradores


Os procedimentos de aprendizagem são muito interessantes e benéficos para os colaboradores e empresa.


Investir em cursos e treinamentos como benefícios para a equipe, promove a sensação de valorização, algo que motiva os colaboradores, deixando-os mais felizes, satisfeitos, vistos e preparados para realizar suas atividades com eficiência.


5. Incentive os bons resultados


A produtividade é uma grande questão nas empresas. O RH pode incentivar os melhores resultados, criando estratégias que visam mais motivação e possibilitar que as equipes entreguem resultados promissores e satisfatórios.


Uma bonificação é um excelente exemplo de incentivo para os casos em que os colaboradores batem as metas. Comissionamento, remunerações não financeiras (viagens e presentes), cursos profissionalizantes, por exemplo, em Instagram Ads, entre outras possibilidades também são opções bastante interessantes.


Deste modo, dedicar tempo e investir nas estratégias de endomarketing para a empresa é importante para manter a equipe alinhada e focada em atingir as metas, tornando o clima organizacional agradável, fazendo com que ambas as partes ganhem com a parceria.

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