Como um Plano de Ação pode ajudar seu Negócio

A gestão organizada de uma empresa pressupõe que as suas ações estão planejadas.

Se você já sabe onde a sua empresa pretende chegar, definiu objetivos claros e metas relevantes, este é o momento de identificar tudo o que precisa ser feito, por você e pela equipe, para alcançá-los. Como as ações precisam ser realizadas, quando, onde e por quem serão desenvolvidas, se haverá custo etc. Para facilitar a estruturação do plano, é comum os gestores utilizarem o método das 7 questões, que em inglês formam o conjunto 5W2H, composto pelas palavras What, Why, Where, When, Who, How e How much.

MAS, O QUE É "PLANO"?


A palavra “plano” é sinônima de “projeto” e de “planejamento”, ou seja, elaborar um “Plano de Ação” significa, simplesmente, planejar os próximos passos que devem ser dados em direção à conquista dos seus objetivos.

Para planejar as ações do seu negócio, comece escolhendo a ferramenta adequada para listar todas as ações, que permita vincular cada uma às suas respectivas metas e objetivos. Pode ser uma planilha, desde que bem elaborada, de modo que facilite a visualização do andamento de cada ação, eventuais atrasos e suas conclusões.

TECNOLOGIA


Também é possível (e ideal) utilizar softwares que gerenciem o desenvolvimento e os resultados produzidos por cada ação, facilitando a interação da equipe, enviando lembretes para os responsáveis, alertas de atraso e relatórios em tempo real para gestores e diretores.

Um dos grandes desafios para se alcançar os resultados que as empresas precisam é organizar a equipe, delegar as tarefas e contar com seu engajamento, motivação, empenho e disciplina durante todo processo de realização do plano, direcionando seus esforços para as conquistas desejadas.

Em nossa consultoria, para implementação de modelos estratégicos, propomos o uso do “Ciclo PDCA”, que estabelece a melhor sequência para o sucesso do plano. Seguindo a ordem das letras PDCA, depois de “Planejadas” as ações, é o momento do seu “Desenvolvimento”, por todos os responsáveis.


Em seguida, os resultados obtidos devem ser “Checados” para confirmar se cada ação executada gerou o resultado conforme planejado, caso em que terá se obtido um “Aprendizado”, cuja prática deverá ser compartilhada na empresa, ou, no caso de resultados insatisfatórios, a ação deverá ser Ajustada, recomeçando o ciclo para ela.

Conte com os nossos consultores durante a construção do Plano de Ação da sua empresa.

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Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


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