2021 - Novas táticas, mais vendas

Vender mais não requer fórmulas mirabolantes, mas atitude.


A maioria dos empresários que reclama de vendas baixas não implementa novas estratégias em seu negócio. Resultados extraordinários requer ânimo, crença, disposição e atitude para planejar, envolver a equipe e incentivá-la à execução.

Para as suas vendas começarem a aumentar, compartilho algumas ações simples, que já contribuíram com o aumento das vendas de muitas empresas. Você precisará se comprometer a promover o engajamento dos vendedores para encampar novas atividades em suas rotinas.


SEGMENTAÇÃO


De um modo geral, há 3 grupos de pessoas a serem alcançados pelas suas ações de marketing:


1º - Aquelas que nunca compraram;

2º - Clientes ativos, que compram ou usam seus serviços;

3º - Clientes inativos, que compraram e não voltaram.


Embora todas as empresas devam atrair novos clientes, concordamos com o fato de que, muitas vezes, é mais fácil vender para quem já é ou foi cliente do que para aquele que ainda sequer conhece a empresa. Na contramão dessa lógica, observamos gestores dedicarem todo seu marketing, principal ou unicamente, para “atrair novos clientes”, esquecendo-se de que a estratégia da empresa, antes de atrair, deveria ser “realizar novas vendas” para os clientes já atraídos.


Separe os 2 últimos grupos em listas com nome, e-mail e telefone para facilitar o trabalho dos vendedores. Informações a respeito de quando foi a última compra e o que foi adquirido são importantes para o enriquecimento da argumentação.


ABORDAGEM


Para cada grupo há uma estratégia própria de abordagem. A decisão de compra pelos novos interessados deve ser estimulada por informações que tratem da proposta de valor da empresa, credibilidade, qualidade dos produtos e serviços, assistência e suporte, entre outras. Aborde clientes ativos oferecendo novidades ou melhores versões dos produtos já adquiridos. Quanto aos clientes inativos, é necessário retomar os motivos que os fizeram comprar no passado. Atualizá-los a respeito das melhorias, novos benefícios e identificar suas atuais necessidades fazem parte do script.


RELACIONAMENTO


A fim de facilitar novas vendas para os já clientes, é fundamental estruturar um mecanismo de relacionamento com eles, de modo a terem contato regular com a sua marca entre uma compra e outra. Isso reduz a probabilidade de tornar seu cliente inativo.


Envie condições especiais, compartilhe dicas ou informações relevantes, eduque-os sobre seus produtos. Utilize canais como WhatsApp, SMS, e-mail marketing, blog, ligações, visitas, redes sociais etc. Em todos os canais, facilite para o cliente, caso queira, cancelar o recebimento das suas informações, o que torna a ação não invasiva.


Portanto, se você pretende aumentar as vendas, além de atrair muitos novos clientes, invista tempo e dinheiro para promovê-las também junto daqueles que já lhe deram a preferência.


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Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


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