top of page

4 dicas infalíveis para preparar equipes de vendas

Toda empresa que deseja aumentar as vendas tem que investir em seu time.


Em alguns momentos da vida, assumimos o papel de bons vendedores. Vendemos ideias, fazemos propostas e até conseguimos convencer muitas pessoas, não é verdade? Mas em se tratando de vendas no mundo corporativo, a história é outra...


Todas as empresas, de todos os setores, precisam vender, afinal, foram constituídas com esse fim. A indústria, o agronegócio e o comércio de bens e serviços, todos dependem das vendas para se manter e crescer, mas, pasmem, a maioria não consegue estruturar um setor comercial adequadamente.


Estratégias comerciais eficazes envolvem um sem-número de ações, desde as mais simples, até as mais tecnológicas, mas ninguém tem dúvida de que o maior segredo das empresas de sucesso é a preparação do time de vendas. E para isso, preparei 4 dicas poderosas, para você colocar em prática na sua empresa:

1ª DICA: ANÁLISE DE PERFIL

Tem muita gente que defende a ideia de que todo mundo pode aprender a vender. Porém, a questão não se resume apenas em conhecer técnicas e se aprofundar no estudo a respeito de atendimento, vendas, PNL, negociação etc. Todas as pessoas têm o que chamamos de perfil comportamental, isso é inato e ninguém muda. E ainda bem que é assim, pois precisamos de especialistas em todos os setores. A função de vendedor exige um perfil com características muito peculiares, como facilidade de comunicação, sorriso fácil, simpatia, desinibição, entre outras. O profissional precisa lidar bem com pressão, ser ambicioso e bem humorado.


Vou deixar uma tarefa de casa: analise o perfil da sua equipe de vendas, utilizando métodos próprios como o DISC, e não se surpreenda se encontrar vendedores com perfil inadequado. Comumente, as empresas recrutam e selecionam errado, contratam pelo currículo e dispensam pelo comportamento.

2ª DICA: CLIMA ORGANIZACIONAL

Com qual frequência você, empresário, identifica o nível de satisfação da sua equipe? Para aumento das vendas, é imperioso que se consiga manter a equipe motivada e sempre engajada com o propósito e as metas da empresa.


Diariamente, os vendedores de alta performance precisam de apoio e suporte, além de análise das suas atividades e dos resultados obtidos, reconhecimento e comemoração das conquistas e, claro, da disponibilização de equipamentos adequados, ambiente favorável e tudo o que contribua para elevar os índices de felicidade no trabalho. Lembre-se de que a oração na empresa é grande aliada para melhoria do quociente espiritual, fundamental para a melhoria do clima.

3ª DICA: PLANO DE RECOMPENSAS

Vendedores gostam de desafios e de ser recompensados pelo alcance de seus objetivos. Portanto, elabore um Plano de Recompensas composto por prêmios capazes de fazer a sua equipe de vendas acordar pela manhã com “sangue nos olhos”, em busca do alcance das metas e da realização profissional.

4ª DICA: TREINAMENTO

Se você vai exigir, então treine!

Por melhor que seja o atleta, ele poderá superar o seu próprio recorde se continuar treinando. Portanto, entenda que treinamento é um processo interminável e por isso a sua empresa precisa de um Programa de Educação Continuada. Quanto mais treinada for a sua equipe, melhores serão os resultados do seu negócio.


Envie-nos as suas dúvidas sobre como aumentar as vendas do seu negócio.


Veja este tema também em nosso canal no YouTube.

Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.

Até a próxima semana!


James Warley


 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.


61 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page