top of page

Ferramentas para análise do negócio

Clareza da situação é determinante para o sucesso das estratégias de crescimento.


Se você ainda não está alcançando o lucro desejado em sua operação, é preciso voltar a atenção para compreender melhor a situação. Resultados baixos podem ser consequência de inúmeros fatores, internos e externos, sendo que a maioria depende de soluções de iniciativa da própria empresa.

É comum encontrarmos gestores com pouco tempo para a inteligência do negócio, clientes insatisfeitos, vendedores sem técnica, equipe desmotivada, processos ineficientes etc. Nem sempre a causa é compreendida pelos gestores, que muitas vezes identificam só parte das falhas e nos processos que já existem, não conseguindo vislumbrar os processos que deveriam existir para contribuir com a melhoria da performance da empresa.


Para diagnosticar o atual momento do seu negócio, recomendamos o uso das ferramentas que seguem, sempre que necessária a revisão da estratégia e direcionamento das ações.


Canvas Modelo de Negócio


Permite visão clara a respeito do seu modelo de negócio, com proposta de valor, público-alvo, canais de venda, relacionamento com o cliente, atividades principais, recursos estratégicos, parcerias, estrutura de custos e de receitas.


Mapa da Empatia


Facilita a identificação do perfil do cliente ideal através dos seus sentimentos como dores, comportamento, desejos, o que pensa, sente, escuta, fala, faz, vê etc. Compreendendo o público, colocando-se em seu lugar, entendendo as razões de seu comportamento, fica mais fácil oferecer, vender e entregar o que ele deseja.


Matriz SWOT


Contribui para identificação dos fatores internos (Forças e Fraquezas) e externos (Oportunidades e Ameaças), a serem cultivados, superados, explorados e monitorados, gerando vários insights e ações de melhoria do negócio.


Análise PESTALE


Promove a análise de eventuais mudanças políticas, econômicas, sociológicas, tecnológicas, ambientais, legais e éticas, que podem impactar o negócio, negativa ou positivamente, facilitando a identificação de oportunidades e ameaças e a consequente avaliação de riscos.


Existem várias outras ferramentas que contribuem para ampliar o resultado do diagnóstico empresarial, aplicáveis a cada atividade econômica, conforme a necessidade da organização. Para elaboração do Planejamento Estratégico é fundamental compreender bem a sua realidade, ampliando a efetividade do trabalho.


Para planejar a estratégia da sua empresa, fale conosco!


Se você deseja empreender da maneira certa, com mais segurança e melhor lucratividade, ou se deseja aumentar os resultados atuais, clique aqui e conheça "O Plano do Seu Negócio".


James Warley


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho que está mais abaixo!

 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page