Como ampliar os resultados da empresa com a otimização dos processos

O crescimento do seu negócio depende de processos claros, enxutos e assertivos para melhoria da qualidade, redução de custos e ampliação da lucratividade.


Se o modelo dos processos produtivos, administrativos ou comerciais do seu negócio contam com mais de um ano, já está na hora de revisá-los. Estamos nos referindo àquelas atividades recorrentes, que embora tenham começo, meio e fim, são reiniciadas ao final de cada ciclo de desenvolvimento. Os processos são compostos por etapas que precisam estar muito bem definidas, seus resultados ser regularmente medidos e as suas estratégias sempre aprimoradas. Com clareza sobre o que exatamente se espera obter em cada setor, tudo fica mais fácil e menos estressante.

Imagine que o processo de vendas do seu negócio seja formado por uma sequência de etapas como posicionamento de marca, atração, conversão, relacionamento, qualificação, venda, formalização, entrega, pós-vendas e fidelização. Cada etapa tem seu próprio objetivo, tarefas, abordagem, duração, responsável, entre outras características, não é mesmo? Você precisa planejar para quem e como distribuir as etapas, visualizar o andamento geral, avaliar o tempo e a qualidade da resposta, ajustar o plano quando algo não vai bem etc. Tudo isso não parece ser muito simples.

BENEFÍCIOS DO BPM

Estudos sobre melhoria da performance dos resultados baseados na “modelagem de processos” surgiram no início do século XX, mas foi na década de 90 que o termo “processo” se tornou um novo paradigma da produtividade e cada vez mais o “Gerenciamento ou Modelagem de Processos de Negócio”, expressão mais conhecida no mundo corporativo pela sigla BPM, que a representa em inglês, contribui para profissionalização dos inúmeros processos que compõem os negócios, como compras, estoque, fabricação, vendas, entregas, devolução, faturamento, o que exige do empresário o uso de tecnologia para monitoramento sistemático e diminuição de erros e inconsistências, por exemplo.

O BPM identifica as etapas de cada processo que precisam de atenção, em cada momento em que a empresa avança e exige reformulação para continuar atendendo os objetivos desejados. Obviamente, um modelo de processos elaborado para uma época de instabilidade não tem perfeita aplicação num cenário de crescimento e vice-versa, o que justifica a necessidade de revisão frequente de todo conjunto.

REVISÃO E MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Mas essa tarefa não precisa ser difícil. Conte com o apoio de especialistas para melhorar o desempenho da sua empresa em todos os processos, dos mais simples aos mais complexos. Torne todas as ações previsíveis, desenhadas, organizadas e efetivas, envolvendo e treinando a sua equipe para que os seus resultados sejam cada vez maiores e consistentes.

Não importa o tamanho do seu negócio, fale com o Idecorp, uma consultoria empresarial que há 20 anos contribui para o progresso das empresas brasileiras.


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Até a próxima semana!

James Warley

consultoria@idecorp.com.br


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