BSC ou OKR, qual o melhor modelo?

Entenda qual o modelo é mais adequado para planejar sua estratégia para 2022.

Ano novo já desponta e muitos gestores continuam em dúvida: Qual o melhor modelo de gestão para planejar e desenvolver a estratégia do meu negócio em 2022: BSC ou OKR?


É justamente para contribuir com o fim desse impasse, que publicamos este artigo, direto e objetivo, com uma abordagem simples, mas de quem atua, na prática, com os dois modelos, há diversos anos e ramos de atividade e diferentes culturas organizacionais.


MODELO BSC


Até a década de 1990, com algumas exceções, os objetivos e metas eram estabelecidos, principal ou exclusivamente, na área financeira. De lá para cá, com o surgimento do método Balanced Scorecard – BSC (Indicadores balanceados de desempenho), baseado em quatro grandes perspectivas (Aprendizado e crescimento, Processos internos, Clientes e Financeira), os gestores passaram a planejar os objetivos da organização sob visão sistêmica, promovendo a interdependência das áreas, a fim de alcançarem mais e melhores resultados, monitorados por meio de indicadores de performance.


Dentre algumas peculiaridades, seus objetivos são qualitativos e estruturados pelos diretores da empresa, que correlaciona as perspectivas num mapa estratégico, projetados para ciclos anuais, para em seguida definir indicadores e metas de cada objetivo, criar projetos e distribuir as ações.


MODELO OKR


Idealizado na década de 1970, o método Objectives and Key Results – OKR (Objetivos e Resultados Chave) se popularizou nas duas últimas décadas impulsionado pelo Google a partir de 1998. Muito utilizado por startups com a finalidade de melhorar o desempenho da gestão, o OKR envolve e integra os times das equipes, que se concentram nas necessidades dos seus setores, cujo alcance dos resultados é projetado, em regra, para cada 3 meses, o que o torna dinâmico. Eles partem, portanto, de necessidades pontuais, nem sempre alinhadas à visão sistêmica da empresa.


QUAL O MELHOR MODELO?


É muito comum encontrarmos opiniões divergentes, na mesma organização, a respeito de qual modelo adotar. Em nossa concepção, não existe um modelo melhor, mas o mais adequado à cada contexto. Essa definição exige a análise de fatores como cultura e estrutura organizacional, atividade econômica, ciclo de vendas, além de concepções e preferências baseadas em critérios também subjetivos.


Por outro lado, contrariando as opiniões polêmicas, em nossa consultoria adotamos um método próprio, que denominamos “Sistêmico e Integrativo baseado em Objetivos e Resultados - SIOR”. Nossa iniciativa foi unificar os benefícios dos principais métodos e, em experimentos e validação contínua, compensar seus pontos falhos.


O método que criamos é simples e muito eficaz. Logo no início do planejamento já colhemos resultados.


Incentivamos a participação também de líderes ou representantes, desde o entendimento do “quem somos” e “como estamos”, por departamento ou setor, o que contribui significativamente para a compreensão do atual cenário e facilita a elaboração conjunta das estratégias excepcionalmente inovadoras, definição de objetivos de maneira sistêmica, seguida da construção dos indicadores e definição de metas, com a valorização dos interesses e opiniões dos times, a serem alcançadas em períodos de curto, médio ou longo prazo, convergindo todos para os resultados de crescimento e lucratividade. A energia e o engajamento observados são excepcionais.


Afinal, acima do método, devem estar os anseios comuns de toda organização: propósito e realização.


Vamos juntos elaborar o Planejamento Estratégico da sua empresa. Fale conosco!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho que está mais abaixo!

 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

#resultado #consultoria #dinheiro #acelerae #maisresultado #institutoidecorp #jameswarley #planejamentoestrategico #vendas #idecorp #sebrae #projetos #qualidade #produtividade #excelencia #planejamentoestratégico #empreendedorismo #empresa #marketing #liderança #negócios #tática

38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo