SIOR: Como o nosso método pode ajudar o seu negócio

Conheça o método baseado numa gestão sistêmica, integrativa e focada em resultados de curto, médio e longo prazo.

A sua empresa foi constituída para satisfazer necessidades de clientes, por meio de produtos com mais qualidade ou menor preço, e gerar o retorno econômico que a faz crescer e viabiliza a realização dos seus sonhos, certo? Para que esse retorno seja satisfatório, você envolve sua equipe na tomada de decisões, avalia dados com frequência, comparando os resultados de diversos períodos, analisa os fatores críticos que interferem no crescimento, revisa ou define as estratégias, metas e elabora os planos para alcançá-las.


É justamente para ampliar a efetividade desse trabalho que estudamos, testamos e aprimoramos modelos de gestão capazes de facilitar a vida dos gestores. Dentre as inúmeras metodologias praticadas pelas empresas, em todo planeta, em sua maioria, os empresários optam pelos modelos BSC ou OKR, as quais podemos resumir da seguinte forma:


· BSC


Até a década de 1990, transpondo algumas exceções, os objetivos eram estabelecidos e seus resultados medidos, principal ou exclusivamente, na área financeira. De lá para cá, com o surgimento do método Balanced Scorecard – BSC (Indicadores balanceados de desempenho), baseado em quatro grandes perspectivas (Aprendizado e crescimento, Processos internos, Clientes e Financeira), os gestores passaram a intensificar ações com visão mais sistêmica para monitoramento de resultados obtidos também em outras áreas, por meio de indicadores de performance.


Dentre algumas peculiaridades, seus objetivos, comumente, são qualitativos, as definições estratégicas são hierarquizadas e o alcance dos objetivos é projetado para ciclos anuais.


· OKR


Idealizado na década de 1970, o método Objectives and Key Results – OKR (Objetivos e Resultados Chave) se popularizou nas duas últimas décadas impulsionado pelo Google a partir de 1998. Muito utilizado por startups com a finalidade de melhorar o desempenho da gestão, o OKR envolve e integra os times das equipes, que se concentram nas necessidades dos seus setores, cujo alcance dos resultados é projetado, em regra, para cada 3 meses, o que o torna mais dinâmico. Eles partem, portanto, de necessidades pontuais, nem sempre alinhadas com a visão sistêmica.


QUAL O MELHOR MODELO?


É muito comum encontrarmos opiniões divergentes a respeito de qual modelo adotar para melhor eficácia da gestão corporativa. Essa definição exige a análise de diversos fatores, como cultura organizacional, ciclo de vendas, além de concepções e preferências baseadas em critérios também subjetivos.


Contrariando as polêmicas, em nossa consultoria adotamos um método próprio que denominamos Sistêmico e Integrativo baseado em Objetivos e Resultados – SIOR. Nossa iniciativa foi unificar os benefícios dos principais métodos e, por consequência natural, compensar seus pontos falhos.


O método é simples e eficaz. Logo no início do planejamento, promovemos a participação da equipe para entendimento do “quem somos” e “como estamos”, por área e setor, o que contribui significativamente para a elaboração conjunta da estratégia e definição de objetivos fundamentada numa visão sistêmica, seguida da construção de metas gerais e as de cada setor, valorizando os interesses e opiniões dos times, a serem alcançadas em períodos de curto, médio ou longo prazo, convergindo todos para os resultados de crescimento e lucratividade.


Afinal, acima do método, estão os anseios comuns de toda organização: propósito e realização.


Vamos juntos elaborar o Planejamento Estratégico da sua empresa.


Participe do nosso novo grupo de empresários no WhatsApp, extremamente focado em ações e estratégias práticas para mais resultados! Clique aqui e, ao entrar, conte-nos o seu nome, trabalho e interesses!

Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho que está mais abaixo!

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

#resultado #consultoria #dinheiro #acelerae #maisresultado #institutoidecorp #jameswarley #planejamentoestrategico #vendas #idecorp #sebrae #projetos #qualidade #produtividade #excelencia #planejamentoestratégico #empreendedorismo #empresa #marketing #liderança #negócios #tática