Qual a relação das vendas com controle financeiro?

Se o resultado da empresa é negativo, vender mais pode significar prejuízo.

Você que administra um negócio, em algum momento já deve ter ficado com dúvida se ele é realmente lucrativo ou se gera prejuízo. Sobre isso, tenho uma boa e uma má notícia:

· A boa é que você não está sozinho, mais de 70% das empresas não têm esse controle, alguns por não compreenderem a sua importância, outros por não saberem como fazê-lo.

· A ruim é que a viabilidade do seu negócio poderá ser profundamente abalada se você não agir rápido para implantar meios eficazes de análise e gerenciamento financeiro.

Alguns pequenos empresários, acredite, talvez pelo receio de serem surpreendidos, não gerenciam suas finanças, e, também por esse motivo, acabam tendo dificuldade até para pagar boletos na segunda-feira (dia cruel). E quando o caixa aperta, recorrem aos limites de crédito facilmente disponibilizados pelos bancos, com juros extorsivos, antecipam o recebimento de cheques e títulos, contratam empréstimos, acumulam dívidas e acabam se acostumando com uma escassez de recursos aparentemente interminável. Por vários anos, à custa de muita ilusão e trabalho, conseguem manter as portas abertas, pagar a equipe, enriquecer bancos e agiotas, mas acabam sem tempo, tranquilidade, saúde, lazer e dinheiro. Espero que esse não seja o seu caso, mas, se for, continue conosco.

Quando chega nessa situação, o empresário vai perdendo a motivação do início, até definitivamente fechar as suas portas, o que vem acontecendo precocemente com mais da metade das empresas com até dois anos de funcionamento.

Mas sempre há um caminho: atitude para aprender, planejamento para direcionar e determinação para agir, ingredientes que resolvem quase tudo nesta vida.

A princípio, aumentar as vendas é a melhor estratégia para diluir os custos do seu negócio e aumentar a sua lucratividade, contudo, nem sempre é assim. Pagar R$100,00 num produto e vendê-lo por R$150,00 não significa, necessariamente, que a sua empresa está obtendo receita suficiente para suportar todos os custos e gerar lucro.

Pela lógica, se cada venda gera prejuízo, quanto mais a empresa vender, maior será o buraco deixado até alcançar o equilíbrio e nem todas estão preparadas para isso, pelo tempo necessário.

O empresário precisa se envolver com os números e conhecer todos os custos envolvidos no seu negócio, identificar a margem de contribuição, ponto de equilíbrio, para em seguida encontrar a sua lucratividade. Para isso, veja algumas dicas:

1. O primeiro passo para você ficar por dentro das finanças da sua empresa é implementar ferramentas simples como o “Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE gerencial)”, para compreensão da lucratividade, e o “Fluxo de Caixa”, para planejamento da movimentação financeira diária e projetada para os próximos meses. Com apenas essas duas planilhas, corretamente preenchidas e atualizadas, você obterá informações suficientes para tomar decisões importantes.

2. Analise essas planilhas semanalmente e, conforme o resultado obtido, planeje ações para:

a. Redução de despesas;

b. Renegociação do valor da locação do imóvel;

c. Parcelamento dos débitos com os fornecedores;

d. Suspensão temporária do pagamento de empréstimos;

e. Recuperação de tributos;

f. Readequação organizacional;

g. Aumento das vendas etc.

3. Ao elaborar o plano de ações, informe o que será feito, quem fará, quando será, e tudo mais que facilitar a sua efetiva execução.

Embora toda atividade econômica tenha como principal objetivo a geração de lucro, obtê-lo é sempre um desafio, nem todos conseguem. Novas exigências a cada ano, burocracia e aumento da concorrência são obstáculos às vezes intransponíveis para os empresários que não implantam modelos adequados de gestão.

Portanto, mãos à obra! Comece hoje mesmo o gerenciamento financeiro do seu negócio e aumente as vendas com segurança. Não fique dependendo de empréstimo e remunere bem sua equipe.

Você está preparado para a retomada? Envie-nos as suas dúvidas sobre como aumentar as vendas do seu negócio.

Até a próxima semana!

James Warley

consultoria@idecorp.com.br


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