top of page

Como empreender no Brasil?

“Caia sete vezes. Levante-se oito.” - Provérbio japonês

Temos a sensação de que os desafios do empresário nunca têm fim, não é mesmo? Empreender no Brasil exige muita coragem. Alguns dizem que loucura também. Tem que ser guerreiro, enfrentar riscos, aprender durante a batalha, levantar-se a cada tombo e persistir.


Mesmo enfrentando burocracia de processos públicos, carga tributária e custo logístico altíssimos, justiça morosa, mão de obra pouco qualificada, o sucesso é possível, desde que o empresário esteja disposto a dedicar muito tempo ao negócio, mais do que gostaria, nos primeiros anos.


EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA


Nunca tivemos diretrizes públicas consistentes focadas em educação empreendedora desde o ensino fundamental, como só recentemente temos visto em algumas escolas. Investir em educação empreendedora é investir em crescimento econômico e sustentável de um país. Mas ainda há tempo, pois, como ensina o provérbio, “se a melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos, a segunda melhor é agora”.


MULTITAREFAS


Mesmo em meio a obstáculos, existem muitas empresas que deram certo e hoje sustentam o país, mas não podemos fechar os olhos para as milhares de iniciativas que se frustram todos os dias por falta de conhecimento, planejamento e gestão. Os empreendedores precisam ser bons não somente na técnica daquilo que entregam, mas, também, na administração do seu negócio. Esse é o ponto que mais merece a atenção de todos.


Ele precisa saber, por exemplo, como motivar e preparar a equipe, organizar os processos para evitar erros e melhorar a produtividade, construir sua identidade visual, atrair clientes e, principalmente, administrar as finanças, precificar os produtos, analisar custos, definir metas e gerenciar resultados.


Portanto, embora empreender no Brasil e ter sucesso não seja fácil, com apoio e educação é possível!


Se você deseja empreender da maneira certa, com mais segurança e melhor lucratividade, ou se deseja aumentar os resultados atuais, clique aqui e conheça "O Plano do Seu Negócio".


James Warley


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho!

 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page