top of page

Seu negócio é lucrativo? - 2ª Parte

“Vender muito não é sinônimo de lucratividade” – Surama Jurdi

Finalizamos a primeira parte deste assunto afirmando que com atitude para aprender, planejamento para direcionar e determinação para agir é possível superar as dificuldades financeiras.


Trata-se da gestão financeira, vital e indispensável, que consiste, dentre várias atividades cíclicas, em planejar e coordenar ações e processos para viabilidade econômica, gerenciamento de riscos e analisar resultados, sempre visando o crescimento da empresa pelo alcance de seus objetivos estratégicos.


PASSOS FUNDAMENTAIS


Na esteira do crescimento, o gestor deve acompanhar os números da empresa com frequência, avaliando a performance da receita, custos envolvidos, margem de contribuição e despesas. Para isso, seguem alguns passos fundamentais:


1º- Implemente o “Demonstrativo de Resultado do Exercício - DRE” em sua versão gerencial e com atualização mensal, para compreensão de toda operação financeira e identificação da lucratividade. Veja algumas dicas valiosas no artigo “O que é DRE e quais seus benefícios”;


2º- Implemente, também, o “Fluxo de Caixa” para você analisar em quais períodos os compromissos financeiros da sua empresa exigirão mais “caixa”, evitando ser surpreendido;


Analisando as informações desses dois controles, corretamente atualizados, você terá insights importantes para tomar decisões importantes, conforme a sua realidade, como:


1. Redução de despesas;

2. Parcelamento dos débitos com fornecedores;

3. Suspensão temporária do pagamento de empréstimos;

4. Recuperação de tributos;

5. Readequação organizacional;

6. Ajuste de preços de produtos ou serviços;

7. Aumento das vendas etc.;


3º- Defina metas para aumentar as vendas e lucro, reduzir os custos dentre outros indicadores;


4º- Elabore planos de ações para alcançar as metas, definindo o porquê e o que será feito, quem fará, quando, onde e tudo mais que facilitar a sua efetiva execução;


5º- Acompanhe os resultados e ajuste as ações sempre que necessário.


MENTALIDADE


Tenha em mente que a sua empresa foi idealizada para um propósito, além de gerar riquezas sem depender de empréstimos para manter a operação e que esses recursos financeiros externos podem ser úteis, tão somente, para estruturação de projetos de crescimento e geração de novas receitas. Portanto, quando o seu negócio não estiver gerando resultado satisfatório, busque a causa e promova a correção da sua direção, adequando seu orçamento à sua realidade.


Portanto, mãos à obra! Conte com os nossos especialistas para a estruturação das suas ferramentas de gestão financeira.

Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.

James Warley


 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.


11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page