top of page

Equipe produtiva - 4ª parte

Falta de reconhecimento é pior do que baixa remuneração.

Não restam dúvidas, o maior desafio do empreendedor brasileiro é a gestão de pessoas e, por consequência, dentre os principais motivos de pedido demissão por promissores talentos, destaca-se a falta de reconhecimento profissional.


É irrelevante se a sua organização é pequena ou grande, se conta com poucos ou muitos colaboradores, todas as pessoas esperam reconhecimento, sonham em crescer profissionalmente, seguir carreira assumindo novas responsabilidades, autonomia e liderança, características estudadas pelo psicólogo Maslow e previstas na “Teoria das Hierarquias das Necessidades Humanas”.


Empresas que cuidam das pessoas conseguem melhorar a produtividade da equipe, reduzir os índices de rotatividade e absenteísmo e fazer economia, pois é mais barato investir em treinamento, recompensas e benefícios do que gastar com indenizações de desligamento, amargar resultados ruins ou sofrer com o despreparo dos substitutos.


CARGOS E SALÁRIOS


A maioria dos processos da gestão estratégica de pessoas, desde o recrutamento e seleção, depende da descrição adequada dos cargos, informando, também, a missão individual, atividades e responsabilidades gerais e por processo, requisitos, conhecimentos e habilidades técnicas, competências e os indicadores de desempenho, por isso, é a primeira etapa da construção.


Em seguida, em conjunto com a diretoria financeira, é fundamental criar a tabela salarial com perspectivas estimuladoras do crescimento. Dando sequência à estruturação do modelo promissor de gestão, são necessários os processos de avaliação, treinamento e desenvolvimento, além da oferta de benefícios que contribuam com a qualidade de vida no trabalho.



CLIMA ORGANIZACIONAL


Manter equipe de alta performance é sempre um grande desafio. Na busca por melhoria contínua, aplique pesquisas de clima organizacional com regularidade e monitore os indicadores para tomadas de decisão fundamentadas e planejadas.


Todo seu esforço para promover a gestão de pessoas valerá muito a pena. Equipe capacitada e motivada é o maior patrimônio que a empresa deve conquistar, pois é a responsável pela realização efetiva dos seus objetivos.


Obviamente que não esgotamos o assunto, mas espero que com esses quatro artigos eu tenha contribuído para melhoria da administração do seu RH.


James Warley


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho que está mais abaixo!

 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page