top of page

Entenda a importância da filosofia organizacional

Clareza no propósito e no futuro pode garantir resultados mais rápidos e consistentes aos negócios.


Para o sucesso de toda empresa, a definição da “filosofia” ou “identidade” organizacional, basicamente composta pela tríade Visão, Missão e Valores, é o princípio fundamental.


Pelas nossas estimativas, apenas 5% das empresas definiram, adequadamente, sua Missão, Visão e Valores, e, nesse pequeno grupo, é raro encontrarmos um gestor capaz de as reproduzir com clareza.


OBJETIVOS DA FILOSOFIA ORGANIZACIONAL


O principal objetivo é definir a direção da empresa, convergir os interesses dos gestores e equipes, integrar suas atividades e motivar regularmente todo o time para a construção dos resultados com comprometimento.


Ter clareza a respeito do propósito do seu negócio, por que ele existe, o que representa para a sociedade, aonde chegará e o seu caráter contribui para influenciar toda comunicação gerada para atração e relacionamento com clientes, equipe, parceiros e fornecedores, o que impacta diretamente os resultados da organização.


Imagine que você deseja fazer um passeio e é convidado para entrar em um navio, sem saber o seu destino, as condições da viagem, a qualidade dos serviços oferecidos, o comprometimento da equipe com a segurança e o que valorizam e em que acreditam. Como você se sentiria? Teria coragem de embarcar? Os clientes também se sentem confusos e inseguros nas empresas que não deixam clara a sua identidade.

BREVES DEFINIÇÕES


Missão é o propósito do seu negócio, a razão de existir, o motivo que deve fazer administradores e colaboradores acordarem pela manhã dispostos a realizar.


Visão é o estado, a situação e as circunstâncias que a empresa deseja atingir no futuro.


Valores formam o caráter da empresa, definido pelas suas atitudes e comportamentos no relacionamento com os clientes, equipe, parceiros e fornecedores.

DICAS IMPORTANTES


Ao definir a Missão da sua empresa, pense nos benefícios que seus produtos ou serviços oferecem, nos problemas que eles resolvem. Ela deve ser inspiradora, desafiadora e curta para que seja lembrada, vivenciada e exemplificada por todos. Quando bem compreendida, a missão se transforma num mantra, crença que orientará as ações diárias da empresa. Ganhar dinheiro, definitivamente, não é propósito, mas recompensa pelo trabalho bem feito em busca de sua realização.

Para definir a Visão, analise a que patamar você gostaria que a sua empresa chegasse ao final de um período de 3 ou 5 anos, por exemplo. Estabeleça um objetivo a ser alcançado, de preferência mensurando o resultado pretendido. Ela também deve ser relevante para a administração e equipe.


Por fim, para orientar os comportamentos da organização, defina os seus Valores. Por quais atitudes a empresa deve ser reconhecida pelo mercado em que atua?


É hora de exercitar. Não adie a construção desses pilares fundamentais, que sustentam a estratégia que o seu negócio precisa para aumentar os resultados com sustentabilidade e consistência. Em seguida, lembre-se de compartilhar a filosofia com todos.


Produzimos dicas para você aumentar suas vendas e disponibilizamos gratuitamente. Clique aqui e confira!


Se você deseja empreender da maneira certa, com mais segurança e melhor lucratividade, ou se deseja aumentar os resultados atuais, clique aqui e conheça "O Plano do Seu Negócio".


Desejo para você uma vida de muito sucesso!

James Warley


 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

5.810 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page