Clareza no propósito e no futuro pode garantir resultados mais rápidos e consistentes à sua empresa.

Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.
Ao começar um novo negócio, algumas providências são essenciais para a concretização do sucesso almejado, antes mesmo de atender as exigências legais e burocráticas, como a definição da "filosofia" ou “identidade" organizacional da empresa, composta pela tríade "Visão, Missão e Valores".
São declarações que devem compor o Plano de Negócios, para quem está começando, inclusive o Planejamento Estratégico, fundamental para quem já começou, os quais nem sempre são elaborados pelo empreendedor, que tem pressa de ver o sonho do “negócio próprio” materializado, mesmo que à custa de dificuldades pela sua falta.
Pelas nossas estimativas, apenas 5% das empresas definiram Missão, Visão e Valores adequadamente, e, nesse pequeno grupo, é raro encontrarmos um gestor capaz de reproduzi-las com clareza.
Importância da Filosofia ou Identidade Organizacional
O principal objetivo é definir a direção da empresa, convergir os interesses, integrar as atividades e motivar toda a equipe para a construção do mesmo ideal. Por isso, ela é muito mais importante do que se tem valorizado.
Ter clareza do propósito do seu negócio, o que ele representa para a sociedade, o seu legado no futuro e o seu caráter perante os relacionamentos com os clientes, equipe, parceiros e fornecedores impactam diretamente os resultados gerados.
Imagine que você deseja fazer um passeio e é convidado para entrar em um navio, sem saber o seu destino, as condições da viagem, a qualidade dos serviços oferecidos, o comprometimento da equipe com a segurança e o que ela valoriza e acredita. Como você se sentiria? Teria coragem de embarcar? Os clientes também se sentem confusos e inseguros nas empresas que não deixam clara a sua identidade.
Vamos a breves definições:
· Missão é o propósito do seu negócio, a razão de existir, o motivo que deve fazer os administradores e colaboradores acordarem pela manhã dispostos a realizar.
· Visão é o estado, a situação e as circunstâncias que a empresa deseja atingir no futuro.
· Valores formam o caráter da empresa, definido pelas suas atitudes e comportamentos no relacionamento com os clientes, equipe, parceiros e fornecedores.
Ao definir a Missão da sua empresa, em vez de se concentrar nos produtos (mercadorias ou serviços), pense nos benefícios que eles prometem.
Ela deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos com benefícios cada vez melhores para o público. Deve, também, ser curta para que seja lembrada, vivenciada e exemplificada por todos os envolvidos com o negócio.
Quando bem compreendida, a missão se transforma num mantra, crença que orientará as ações diárias da empresa. Ganhar dinheiro, definitivamente, não é propósito, mas recompensa pelo trabalho bem feito em busca de sua realização.
Para definir a Visão, analise a que patamar você gostaria que a sua empresa chegasse ao final de um período de 3 ou 5 anos, por exemplo. Estabeleça um objetivo a ser alcançado, de preferência mensurando o resultado pretendido. Ela também deve ser desafiadora para a administração e equipe.
Por fim, para orientar os comportamentos da organização, defina os seus Valores. Por quais atitudes a empresa deve ser reconhecida pelo mercado em que atua?
MÃOS À OBRA
Seguindo essas orientações, é hora de exercitar. Não adie mais a construção desses pilares fundamentais, que sustentam a estratégia que o seu negócio precisa para aumentar os resultados com sustentabilidade e consistência. E lembre-se de que depois de definida e bem compreendida a identidade organizacional pelos gestores é o momento de compartilharem com a equipe e seus clientes para que sejam efetivadas.
Produzimos dicas para você aumentar suas vendas e disponibilizamos gratuitamente. Clique aqui e confira!
Fale com um especialista, agende um horário gratuito, clique aqui.
Desejo para você uma vida de muito sucesso!
Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.
James Warley
Veja também:
Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.
#vendamais #acelerae #empreendedorismo #boavenda #empresa #consultoria #aumentarvenda #jameswarley #idecorp #missao #missão #visao #visão #planejamentoestratégico #planejamentoestrategico