top of page

Qual é o modelo do seu negócio?

Ter clareza do público, estratégia, propósito, recursos, custos etc. da sua empresa, facilita seu planejamento.

Se você já compreendeu a importância da elaboração de um Planejamento Estratégico para o crescimento do seu negócio de maneira profissional, organizada, consistente e sustentável, é o momento de saber por onde exatamente começar. Para estruturação das informações iniciais, que contribuirão para o trabalho de construção do seu plano, utilize o “Canvas Modelo de Negócio”, aplicado e utilizado por empresas em várias partes do mundo.

É uma ferramenta idealizada para desenhar modelos de negócios novos ou já existentes, dividida em nove blocos, que permite uma visão ampla a respeito da atuação da empresa no mercado, seu público, divulgação, canais de venda, valor, parcerias, recursos, custos, receitas etc., de maneira visualmente simples e organizada.

SEGMENTAÇÃO DE CLIENTES

Por mais tentador que seja a ideia de vender para todo mundo, escolher um nicho de mercado para atuar facilita seu posicionamento e alcance de resultados. Nesta primeira etapa, comece definindo seu público-alvo, considerando todas as variáveis possíveis, como faixa etária, nível econômico, região geográfica, costumes, sexo etc.

CANAIS DE VENDA

Quais caminhos conectam sua empresa aos clientes? Liste os canais de vendas, distribuição, comunicação, atendimento e qualquer outro meio de conexão utilizado pelo seu negócio.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Defina quais estratégias seu negócio desenvolverá para se relacionar frequentemente com seus clientes. Isso faz muita diferença nas vendas.

PROPOSTA DE VALOR

O que sua empresa oferece de melhor ou diferente para o mercado? Aqui, falamos de valores como qualidade, segurança, tranquilidade e praticidade, por exemplo. Neste bloco, entenda quais os valores que sua solução entrega para o cliente.

ATIVIDADES-CHAVE

Todo negócio possui uma ou mais atividades que mais fazem a roda girar, mantendo a empresa em constante funcionamento. Liste aqui as que são fundamentais para o seu negócio.

RECURSOS-CHAVE

O que é necessário para fazer o seu negócio funcionar? Liste de forma objetiva os ativos como máquinas, recursos humanos, tecnologia, entre outros que se relacionem com a solução entregue.

PARCERIAS-CHAVE

Neste bloco relacione suas parcerias, fornecedores, serviços terceirizados etc. Liste aqui as empresas que auxiliam o seu negócio a entregar a sua solução da melhor forma para o mercado.

ESTRUTURA DE CUSTOS

Aqui devem ser descritos os principais custos financeiros da empresa. Quase sempre estão relacionados aos blocos de atividades e parcerias-chave, recursos e canais. Defina todos para ter uma visão completa do negócio.

FONTES DE RECEITA

Informe a “forma” como o cliente pagará pela sua solução, por exemplo, venda de produtos, assinatura, licença, entre outros. Escolha a que mais faz sentido para seu negócio. Informe também os canais e condições de pagamento.

Se você é empresário(a) e deseja promover seus resultados através de dicas sobre planejamento estratégico, gestão de alta performance e marketing digital, participe do nosso grupo no WhatsApp, extremamente focado em ações práticas e resultados! Clique aqui.

Até a próxima semana!


James Warley


 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page