top of page

Como motivar a equipe e melhorar seu desempenho

Investir no RH é o caminho mais curto para alcançar os objetivos organizacionais

Se, por um lado, gestão de pessoas é o maior desafio do empreendedor brasileiro, por outro, ainda são poucos gestores que investem em estratégia e estruturação adequada do departamento de RH, focado em desenvolvimento, carreira e resultados.


São inúmeras as ações para alcance dos melhores níveis de motivação e satisfação das necessidades da equipe. Dentre as iniciativas mais simples e de fácil implementação destacam-se aquelas orientadas às necessidades previstas pelo psicólogo Abraham Maslow.


A “Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas” ou “Pirâmide de Maslow” ensina que as necessidades humanas seguem ordem hierárquica que, quando satisfeitas, são responsáveis pela elevação significativa do clima e resultados organizacionais.


A pirâmide consiste em 5 camadas de necessidades a serem satisfeitas na sequência:


1ª - NECESSIDADES FISIOLÓGICAS (BASE DA PIRÂMIDE):

Relacionam-se com o bem-estar físico e mental do colaborador, jornada e intervalos adequados para hidratação, alimentação e higiene, dentre outras necessidades que consomem sua energia.


2ª - NECESSIDADES DE SEGURANÇA:

Têm relação com a proteção física no ambiente de trabalho, à estabilidade e remuneração satisfatória que garanta a realização de desejos e tranquilidade no futuro.


3ª - NECESSIDADES SOCIAIS:

Referem-se à convivência saudável com os gestores, líderes e colegas, mediante a prática de características como de afabilidade, solicitude, amizade e respeito mútuo.


4ª - NECESSIDADES DE ESTIMA:

É natural que os colaboradores esperem reconhecimento pelo seu empenho e resultados alcançados. Relacionam-se, também, com o recebimento de promoções, aumentos, bônus ou premiações.


5ª - NECESSIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO (TOPO DA PIRÂMIDE):

Relacionam-se com a realização profissional, oportunidades de liderar, opinar, coordenar projetos, ter autonomia para decidir, flexibilidade, além de desenvolver a criatividade etc.


Para aqueles fatores que causam desmotivação e que estejam fora dessas necessidades, cabe aos gestores promoverem ações de controle, por meio de liderança próxima e positiva.


Para sucesso na implementação de melhorias, seguindo essa hierarquia, o empresário precisa, em resumo, realizar pesquisas de clima, criar e monitorar indicadores como de desempenho, absenteísmo, rotatividade, entre outros, para diagnóstico da situação e direcionamento do planejamento e das ações.


Portanto, antes de cobrar mais resultado, analise se a sua empresa oferece condições eficazes para satisfação das necessidades da equipe.


Conte com a nossa consultoria especializada e com o nosso software para gerenciamento completo do seu RH.


Fale agora com um de nossos consultores. Clique aqui!


James Warley


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho que está mais abaixo!

 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page