Motive a sua equipe em 5 etapas

Resultados extraordinários dependem de equipes felizes e motivadas.

Promover benefícios e soluções para as necessidades dos colaboradores em seu contexto profissional é a melhor estratégia para despertar a reciprocidade, o que estimula o desejo de retribuir a sua satisfação por meio de dedicação e bom desempenho.


A “Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas” ou “Pirâmide de Maslow” ensina que as necessidades humanas seguem uma ordem hierárquica que, quando satisfeitas, são responsáveis pela elevação do nível de motivação da equipe.


A pirâmide consiste em 5 camadas de necessidade, a serem atendidas na sequência:


1ª CAMADA (BASE DA PIRÂMIDE): NECESSIDADES FISIOLÓGICAS

Relacionam-se com o bem-estar físico e mental, jornada e intervalos adequados para hidratação, alimentação e higiene, dentre outras necessidades que consomem a energia das pessoas.


2ª CAMADA: NECESSIDADES DE SEGURANÇA

Vinculam-se não apenas à proteção física no ambiente de trabalho, mas à estabilidade e remuneração satisfatória que garanta a realização de desejos e tranquilidade no futuro.


3ª CAMADA: NECESSIDADES SOCIAIS

No trabalho, referem-se à convivência saudável com os gestores, líderes e colegas, mediante a prática de características como de simpatia, solicitude, amizade e respeito mútuo.


4ª CAMADA: NECESSIDADES DE ESTIMA

É natural que colaboradores esperem reconhecimento pelo seu empenho e valorização dos resultados do seu trabalho. Relacionam-se, também, com o recebimento de promoções, aumentos, bônus e premiações.


5ª CAMADA (TOPO DA PIRÂMIDE): NECESSIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO

Relacionam-se com a realização profissional, oportunidades de liderar, opinar, coordenar projetos, ter autonomia para decidir, flexibilidade, além de desenvolver a criatividade etc.


Normalmente, a satisfação das necessidades de uma camada estimula as da superior. Para alcance dos seus objetivos, seguindo essa hierarquia, o empresário precisa, em resumo, estar atento ao ambiente, estrutura e às estratégias da gestão de pessoas, como a política de incentivo para garantir a manutenção do alto nível de motivação dos seus colaboradores.

Antes de cobrar produtividade e resultado, analise se a sua empresa realmente oferece condições para manter ou promover um alto nível de satisfação dos anseios dos colaboradores. Já para aqueles fatores que causam desmotivação, mas que estejam fora das necessidades humanas, cabe aos gestores promover ações de controle, por meio de uma liderança próxima e empática.


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Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


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