“Os medos que não enfrentamos se tornam nossos limites.” – Robin Sharma
Mindset significa “mentalidade” ou “modelo mental”. É responsável pela perspectiva que formamos a respeito da vida, influenciando nossos sentimentos, pensamentos, emoções, comportamentos e atitudes. Por consequência, define a qualidade dos resultados que alcançamos ao longo da nossa jornada.
Podemos ter uma percepção positiva ou negativa de tudo que acontece, bem como uma expectativa otimista ou pessimista a respeito do futuro, de acordo com o nosso mindset. Portanto, é um assunto que precisamos estudar.
A professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck, especialista em motivação, num experimento, identificou que para algumas pessoas o fracasso não é desestimulante, muito pelo contrário, elas o consideram um aprendizado. Isso lhe foi um divisor de águas, já que, até então, ela acreditava que as “qualidades” eram esculpidas em pedra. Ou você era inteligente ou não era, e o fracasso indicava que não era.
MINDSET FIXO
Quando você acredita que a sua inteligência, capacidades ou habilidades são imutáveis, está cultivando o que ela chama de “mindset fixo”, um modelo mental que prejudica nosso potencial de produzir resultados. Estima-se que mais de 80% das pessoas foram educadas dessa maneira, carregando características como:
Passividade, pois normalmente aceitam as condições que lhes são impostas;
Ansiedade, pois desafios são vistos como ameaças e têm dificuldade com fatos imprevistos;
Pessimismo, pois cultivam pensamentos negativos e se desmotivam frente a adversidades;
Acomodação, evitando sair da sua zona de conforto e se esforçar, limitando-se ao que dominam bem.
Descrença, pois não acreditam em mudança, aprendizado e desenvolvimento das suas aptidões.
Essas posturas impedem essas pessoas de desenvolverem o seu potencial. As suas crenças se retroalimentam, já que não buscam a transformação de seus paradigmas. Tentam se convencer de que as pessoas de sucesso, à sua volta, possuem “dons” inatos ou sorte.
MINDSET DE CRESCIMENTO
Há, porém, uma outra maneira, produtiva e realizadora, de enxergar os eventos passados, presentes e futuros. É chamado de “mindset de crescimento”, fundamentado na crença de que somos capazes de aprender com os erros, transformar fraquezas e desenvolver a nossa capacidade, se nos esforçarmos ao longo das experiências.
As pessoas que cultivam esse modelo mental, normalmente:
São otimistas, acreditando que tudo pode sempre melhorar e se esforçam para isso;
Entendem a importância de enxergar os pontos positivos do processo e entender como corrigir os pontos negativos;
Esforçam-se para superar suas limitações e aprimorar seus conhecimentos, regularmente;
Gostam de assumir novas responsabilidades pois as veem como meio de aprender e crescer;
Não se desestimulam quando falham, encarando as adversidades como parte do processo;
Acreditam que o cérebro apresenta plasticidade e que qualquer habilidade pode ser desenvolvida;
Tem como premissa de vida ser um eterno aprendiz etc.
Reflita sobre qual mindset você mais cultiva. Gostaria de receber uma orientação gratuita sobre como superar o mindset fixo? Fale conosco! Transformamos a vida de mais de 12 mil pessoas. Esperamos você!
Participe do nosso novo grupo de empresários no WhatsApp, extremamente focado em ações e estratégias práticas para mais resultados! Clique aqui e, ao entrar, apresente-se!
Até a próxima semana!
James Warley
Veja também:
Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.
Comments