Mindset como estratégia de transformação

“Os medos que não enfrentamos se tornam nossos limites.” – Robin Sharma


Mindset significa “mentalidade” ou “modelo mental”. É responsável pela perspectiva que formamos a respeito da vida, influenciando nossos sentimentos, pensamentos, emoções, comportamentos e atitudes. Por consequência, define a qualidade dos resultados que alcançamos ao longo da nossa jornada.


Podemos ter uma percepção positiva ou negativa de tudo que acontece, bem como uma expectativa otimista ou pessimista a respeito do futuro, de acordo com o nosso mindset. Portanto, é um assunto que precisamos estudar.


A professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck, especialista em motivação, num experimento, identificou que para algumas pessoas o fracasso não é desestimulante, muito pelo contrário, elas o consideram um aprendizado. Isso lhe foi um divisor de águas, já que, até então, ela acreditava que as “qualidades” eram esculpidas em pedra. Ou você era inteligente ou não era, e o fracasso indicava que não era.


MINDSET FIXO


Quando você acredita que a sua inteligência, capacidades ou habilidades são imutáveis, está cultivando o que ela chama de “mindset fixo”, um modelo mental que prejudica nosso potencial de produzir resultados. Estima-se que mais de 80% das pessoas foram educadas dessa maneira, carregando características como:


  • Passividade, pois normalmente aceitam as condições que lhes são impostas;

  • Ansiedade, pois desafios são vistos como ameaças e têm dificuldade com fatos imprevistos;

  • Pessimismo, pois cultivam pensamentos negativos e se desmotivam frente a adversidades;

  • Acomodação, evitando sair da sua zona de conforto e se esforçar, limitando-se ao que dominam bem.

  • Descrença, pois não acreditam em mudança, aprendizado e desenvolvimento das suas aptidões.


Essas posturas impedem essas pessoas de desenvolverem o seu potencial. As suas crenças se retroalimentam, já que não buscam a transformação de seus paradigmas. Tentam se convencer de que as pessoas de sucesso, à sua volta, possuem “dons” inatos ou sorte.


MINDSET DE CRESCIMENTO


Há, porém, uma outra maneira, produtiva e realizadora, de enxergar os eventos passados, presentes e futuros. É chamado de “mindset de crescimento”, fundamentado na crença de que somos capazes de aprender com os erros, transformar fraquezas e desenvolver a nossa capacidade, se nos esforçarmos ao longo das experiências.


As pessoas que cultivam esse modelo mental, normalmente:


  • São otimistas, acreditando que tudo pode sempre melhorar e se esforçam para isso;

  • Entendem a importância de enxergar os pontos positivos do processo e entender como corrigir os pontos negativos;

  • Esforçam-se para superar suas limitações e aprimorar seus conhecimentos, regularmente;

  • Gostam de assumir novas responsabilidades pois as veem como meio de aprender e crescer;

  • Não se desestimulam quando falham, encarando as adversidades como parte do processo;

  • Acreditam que o cérebro apresenta plasticidade e que qualquer habilidade pode ser desenvolvida;

  • Tem como premissa de vida ser um eterno aprendiz etc.


Reflita sobre qual mindset você mais cultiva. Gostaria de receber uma orientação gratuita sobre como superar o mindset fixo? Fale conosco! Transformamos a vida de mais de 12 mil pessoas. Esperamos você!


Participe do nosso novo grupo de empresários no WhatsApp, extremamente focado em ações e estratégias práticas para mais resultados! Clique aqui e, ao entrar, apresente-se!

Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

#resultado #consultoria #dinheiro #acelerae #maisresultado #institutoidecorp #jameswarley #planejamentoestrategico #vendas #idecorp #sebrae #projetos #qualidade #produtividade #excelencia #planejamentoestratégico #empreendedorismo #empresa #marketing #liderança #negócios #tática