O que pode prejudicar o seu negócio?

Analisar o ambiente externo é fundamental para identificar fatores que interferem nos resultados da empresa.


No final de 2019, quem no país poderia imaginar que uma pandemia avassaladora surgiria e prejudicaria os resultados de milhares de empresas? Tivessem uma bola de cristal, os gestores teriam elaborado, com antecedência, um plano estratégico para adequar processos, pessoas, canais de venda, custos etc., o que teria mitigado parte dos impactos sofridos.

AMBIENTE EXTERNO


Nessa mesma linha de reflexão, é necessário estar consciente para o fato de que vários outros fatores externos, ou seja, que acontecem fora do seu raio de decisão e que podem interferir nos resultados do seu negócio, ainda surgirão. Portanto, você precisa dedicar algum tempo para identificar, listar, analisar e monitorar as ameaças que podem surpreender a sua gestão e prejudicar a sustentabilidade e crescimento da empresa.


Se o seu sucesso depende da manutenção de alguma política pública, como taxa básica de juros e câmbio, entrada ou saída de insumos, protocolos de aprovação etc., imagine se, de repente, agentes políticos mudam as regras do jogo. Caso você não esteja acompanhando essa movimentação, as ações reativas poderão ser tardias.


ANÁLISE PESTAL


Quando o empresário se dedica à análise do ambiente externo, consegue, tanto se preparar para os riscos das ameaças, quanto, muitas vezes, encontrar novas oportunidades, organizando-se para aproveitá-las conforme vão sendo articuladas. Para facilitar a realização dessa análise, utilizamos em nossa consultoria e recomendamos para nossos clientes a ferramenta PESTAL, um acrônimo que representa os fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais e Legais.


Nessa tarefa de analisar o ambiente e identificar os fatores que de alguma maneira interferem ou podem interferir em seu negócio, a ferramenta auxilia no direcionamento da sua atenção para cada uma dessas seis perspectivas externas, viabilizando uma análise completa. Nem todas elas exercem alguma influência em todo segmento.


Resumidamente, segue uma explicação de cada fator:


· Político: Relaciona-se com o cenário político em geral, com as possíveis mudanças de administradores eleitos, restrições ou imposições de qualquer natureza etc.;

· Econômico: Tem ligação com o momento da economia e a influência que exerce na vida dos consumidores, como o poder de compra, taxa de desemprego, inflação, acesso a crédito etc.;

· Social: Analisa tendências, preferências de consumo, mudanças de comportamento, redes de contato etc.;

· Tecnológico: Refere-se ao avanço da tecnologia, nível de aproveitamento, inovação nos processos de concorrentes etc.;

· Ambiental: Identifica exigências ambientais, cuidados e providências necessários de acordo com o ramo de atividade etc.;

· Legal: Relaciona-se com o cumprimento das leis e mudanças na legislação que envolvem consumo, trabalho, tributos etc.


Ao analisar esses fatores, as ameaças e oportunidades evidenciadas devem ser traduzidas e registradas na matriz SWOT, cujos riscos serão trabalhados com a elaboração do planejamento de ações preventivas.


Sempre que você tiver dúvidas para analisar o seu negócio e direcionar as ações para o seu crescimento, fale conosco, temos prazer em ajudar.


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Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


 

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