Vai empreender? Comece pelo começo

Planejar não precisa ser difícil, nem demorado e é indispensável para o sucesso de todo negócio.


Se você pretende iniciar uma empresa, consolidá-la ou expandi-la, é preciso entender por que a elaboração do Plano de Negócio (PN) será fundamental para o seu sucesso. Algumas pessoas pensam que planejar é uma atividade complexa ou demorada, mas é justamente sobre esses pontos que pretendemos conversar.

NÃO ATROPELE


Elaborar um PN não é difícil, tampouco demorado, por isso, evite pressa para não atropelar as suas etapas, afinal, o projeto está sendo idealizado para a vida toda, não é mesmo? Lembre-se de que assim como uma construção depende de um alicerce forte, para não comprometer toda a obra, um negócio próspero depende de um início bem arquitetado.


Resultados de pesquisas realizadas pelo Sebrae apontam que a maioria das empresas que encerraram as suas atividades precocemente não planejou ou apenas esboçou um PN com pouco zelo. É menos penoso se debruçar no planejamento antes de iniciar os investimentos do que amargar prejuízo e frustração se for necessário encerrar as atividades.


ESTRUTURA


Nem todo PN é concebido ou estruturado da mesma maneira, embora a sua natureza seja comum. O segmento, a sua complexidade, a rivalidade entre os concorrentes, o volume de investimento necessário etc., definem as características do PN, como a ferramenta, duração, frequência das reuniões, completude das pesquisas, profissionais envolvidos etc. Neste artigo, portanto, abordamos o assunto de forma geral e objetiva.


COMO COMEÇAR?


Seguem os primeiros passos para você iniciar a elaboração adequada do seu PN:


Busque mais informações sobre o assunto, pesquise tudo sobre Plano de Negócio, estude ferramentas disponíveis e compreenda bem os benefícios de sua estruturação. Essa tarefa estimulará, ainda mais, a motivação de que você precisa para se empenhar na sua elaboração com afinco;


Utilizando um modelo padrão, preencha as informações em cada uma das cinco partes do PN:


a) Informações Gerais: Dados da empresa, natureza jurídica, enquadramento tributário, sócios, áreas e equipe;

b) Modelagem: Canvas, atributos e curva de valor;

c) Estratégia: Filosofia, forças competitivas, análise SWOT, definição de metas e plano de ação;

d) Marketing: Definições sobre produto, preço, praça, promoção e mercado;

e) Finanças: Precificação, projeção de vendas, investimentos e custos.


Todas essas fases já foram detalhadas em nosso blog. Com esses dados, já é possível estimar os resultados, analisar o cenário e realinhar as estratégias de acordo com a necessidade.


Embora você possa elaborar o seu Plano de Negócio sozinho, considere contar com o apoio de um de nossos especialistas para ampliar a sua visão e assertividade. E, se tiver dúvidas, conte conosco.


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Até a próxima semana!


James Warley

consultoria@idecorp.com.br


 

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