top of page

Entenda a prática do Programa 5S

A organização física da empresa contribui significativamente para o aumento da produtividade e dos resultados.


Na equipe, mesmo aqueles que não conseguem ser organizados, apreciam a organização, afinal, trabalhar num ambiente em que se encontra de tudo, menos o que se precisa, é estressante. Em algumas empresas, materiais, ferramentas, documentos e objetos sem utilidade ficam meses ou anos, ocupando espaço, dificultando a limpeza, até que alguém se toque e os descarte.


Além disso, você já deve ter tido dificuldade de encontrar o que precisa também por falta de identificação ou sinalização padronizada dos locais, o que é muito comum. Enfim, neste artigo, vamos tratar de uma solução simples para essas dificuldades, que emperram a produtividade, orientando a aplicação do clássico Programa 5S, estruturado no Japão para garantir a retomada da economia no pós-guerra.


PROPÓSITO


O programa é denominado 5S pois representa 5 palavras japonesas:

Seiri (classificação/utilização);

Seiton (organização);

Seiso (limpeza);

Seiketsu (padronização);

Shitsuke (disciplina).


Seu propósito é melhorar a eficiência do trabalho, poupando o tempo que seria desperdiçado procurando objetos, o aproveitamento de materiais, a qualidade na produção e nos serviços, a redução de acidente do trabalho, a satisfação da equipe etc.


NA PRÁTICA



Segue um resumo do que você pode fazer em cada contexto:


Utilização: Mantenha ao alcance da equipe somente o que é necessário para desenvolvimento das suas atividades. Verifique o que pode ser guardado, descartado ou realocado;


Organização: Defina os locais para cada coisa e os identifique, permitindo acesso rápido e seguro. Utilize placas ou etiquetas para a sinalização;


Limpeza: Estimule a tarefa da limpeza frequente dos ambientes, objetos, mobiliário e equipamentos e identifique as fontes de sujeira;


Padronização: Torne sistemática e rotineira a prática das três tarefas anteriores, padronizando e facilitando suas ações, despertando na equipe o senso de higiene, saúde e segurança como rotina;


Autodisciplina: Envolva os colaboradores desde o início do programa, não como um dever, mas como filosofia de trabalho. Realize reuniões para sensibilização, apresente fotos de antes e depois da melhoria, solicite opiniões e ideias para desenvolver o compromisso com a continuidade das ações.


Com o Programa 5S, você iniciará uma gratificante jornada de implementação da qualidade total em seu negócio.


Espero que este conteúdo lhe tenha sido útil. Nosso objetivo é descomplicar a gestão eficaz e promover a sua lucratividade. Fale conosco!


Participe do nosso novo grupo de empresários no WhatsApp, extremamente focado em ações e estratégias práticas para mais resultados! Clique aqui e, ao entrar, apresente-se!

Até a próxima semana!


James Warley


PS: Se você gostou deste conteúdo, informe-nos clicando no coraçãozinho que está mais abaixo!

 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page