top of page

Você tem a vista da montanha que escala

Nossas perspectivas são limitadas pelas concepções que formamos ao longo da vida.


Parece só um clichê, mas é a mais pura realidade: os resultados que colhemos na vida são proporcionais às lições mais nobres que internalizamos durante a semeadura. Os físicos denominam o fenômeno como ação e reação, os filósofos o entendem analisando a origem das consequências e os teólogos e espiritualistas o explicam como lei de causa e efeito... e todos estão certos.


SUCESSO E FRACASSO


Comparando práticas de gestão corporativa e seus resultados com a percepção individual a respeito da qualidade de vida sentida pelos gestores, nas últimas duas décadas, concluí que sucesso é um sentimento, não um destino, e que fracasso tem o mesmo significado. A concepção que os distingue, portanto, é demasiado relativa e subjetiva, depende de princípios, crenças, projeções e referências.


Para alguns, o simples fato de conseguir pagar as contas e comprar o essencial, é suficiente para ter liberdade, viver feliz e se considerar um empresário de sucesso. Para outros, declararem-se gestores de sucesso exige que a sua empresa gere centenas de empregos e lhe permita uma vida economicamente abastada.


FUNDAMENTOS


Em paralelo, contudo, a esses tipos de entendimento, é imperioso compreender que sucesso, na sua acepção ampla, não tem relação só com dinheiro, patrimônio ou status.


Tanto é que quando um negócio vai mal, seja devido à má administração, excessos cometidos, falta de conhecimento ou por qualquer outra causa relativa à atitude equivocada ou à falta dela, e, em algum momento, o empresário aprende uma lição, abrindo a mente para novos horizontes, ali começa uma transformação promovida pelas dificuldades da situação e, então, surge uma nova consciência sobre as razões para se sentir feliz.


Há empresários financeiramente bem-sucedidos, mas em incessante busca de poder; outros há, ainda, já ricos e poderosos, que almejam exercer grande influência na sociedade; há, enfim, os ricos, poderosos e influentes, que trocariam tudo por "apenas" paz na vida.


CONTINUE ESCALANDO


Então, a qual conclusão podemos chegar sobre o significado de sucesso? Cada um tem a vista da montanha que escala. A sua relação com as escolhas e fases da vida propõe uma reflexão: Nossas perspectivas são limitadas pelas concepções que formamos ao longo da vida, pelo sentido que lhes damos.


Eu enxergo sucesso em tudo, pois mesmo quando não atinjo um objetivo, aproveito o aprendizado. Novas altitudes nos esperam entre a base e o cume das montanhas da nossa existência.


E para você, o que é sucesso?


Se você deseja empreender da maneira certa, com mais segurança e melhor lucratividade, ou se deseja aumentar os resultados atuais, clique aqui e conheça "O Plano do Seu Negócio".


Desejo para você uma vida de muito sucesso!


James Warley


 

Veja também:


Curta e compartilhe as nossas dicas. Assine a nossa lista e receba orientações gratuitas do Idecorp em primeira mão.

282 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page